Jarbas
Couto e Lima
Professor da
UFMA. Doutor em linguística pela UNICAMP.
A nomeação do professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia
Política da Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro, para Ministro da
Educação repercutiu bem no meio acadêmico. Autor de livros como "A
sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil" (2000,
Prêmio Jabuti de 2001) e "A universidade e a vida atual - Fellini não via
filmes" (2003), “O afeto autoritário” (2004), “A ética na política” (2006)
e “Política para não ser idiota” (2012), este com Mário Sergio Cortella, o
filósofo tomou posse como ministro no dia 06 de Abril.
Com um perfil diferente de seus quatro antecessores no ministério,
Renato Janine candidatou-se apenas a um cargo eletivo, sem sucesso. À presidência
da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de cujo Conselho e
Diretoria fora membro. Ocupou também cargos de fomento de pesquisa e avaliação
educacional, como o Conselho Deliberativo do CNPq e a Diretoria da Capes.
Parece sensato que alguém com este perfil seja conduzido ao cargo de
Ministro da Educação. Perfil que a política brasileira costuma tratar,
pejorativamente, como “técnico”. Como exceção à regra de se nomearem apenas
“políticos”. Regra de escolha, amiúde, partidária, como todos nós sabemos.
Evidentemente, obedecendo a critérios de rateio do governo com “apoiadores” de campanha.
Curiosamente, a escolha de um perfil acadêmico para o cargo coincide
com a imensa crise política por que passa o país. E com o rotundo fracasso de
um político de carreira, que foi alçado ao ministério mais pela prudência
política do que pela envergadura intelectual, ou pelo percurso na área.
A despeito de seu perfil “técnico”, Janine Ribeiro, um dos maiores estudiosos
brasileiros de Thomas Hobbes, é uma personalidade tão antiga quanto atual na reflexão
política brasileira. Recolho aqui o artigo “Corrupção em casa: os perigos do
universal”, publicado em O Estado de São
Paulo de 16 de fevereiro de 1990. Republicado em “A ética na política” (Lazulli
Editora, 2006).
Nesse artigo, Renato Janine comenta
dois episódios de desvio de dinheiro público na gestão municipal do PT, em 1989.
O pagamento por empresas públicas municipais
de São Paulo de uma viagem de trabalhadores sem terra e de um curso sobre
sindicalismo. Ante as conhecidas praticas do então governador Paulo Maluf (aspirante
à sucessão presidencial indireta em 1984, enviara flores pagas com dinheiro
público às esposas de políticos, antes de uma convenção partidária que
definiria o candidato), Janine admitia duas atenuantes morais que diferenciavam
o episódio no governo petista das práticas malufistas, comuns na política
brasileira. A primeira atenuante, o PT tomou a iniciativa do debate interno e
da punição dos envolvidos. A segunda, o dinheiro destinou-se a causas políticas
e não a pessoas.
Pondera, contudo, esta segunda atenuante. Avalia como o componente mais
grave: “que militantes de esquerda possam achar que, ao canalizarem a função
pública (e verbas oficiais) para um uso partidário, e não para vantagens
pessoais estejam acima do Estado de Direito”. Distingue uma particularidade naquele
episódio petista, em relação à velha tradição brasileira da corrupção e do
patrimonialismo. O problema estaria noutro lugar. Em crer que esse tipo de
desvio estaria justificado pelo objetivo de defender interesses “universais”. Essa
ideia teria como fundamento a concepção de que a classe operária é “o sujeito
que resgatará a história de sua parcialidade”, o sujeito Universal. Assim, em
nome da emancipação da classe trabalhadora, em nome do sujeito Universal, as
regras da Administração pública poderiam ser relaxadas.
Com muita antecedência histórica (o artigo é de 1990) o filósofo
alertava para o que se tornou recorrente hoje em dia. O aprofundamento de uma
prática de ruptura da fronteira que distinguia a esquerda da mais velha
tradição brasileira de corrupção e patrimonialismo. A partir daí, em nome do
operariado, portador do universal, todo ato político se justificaria eticamente
como estratégia.
Onde estaria o erro - ou o autoengano? Segundo Janine Ribeiro, em não
se enxergar como a experiência histórica e o mundo contemporâneo tem demonstrado
a falência da concepção de que o operariado traz consigo o Universal, o bem
comum (crise do socialismo real, potencialização da Ideologia burguesa através
da mídia, prevalência da tecnologia sobre a força de trabalho humana, etc.)
Os fatos históricos do Brasil, decorridos desde a publicação do artigo
de Renato Janine, confirmam seus argumentos. Acrescentaria de minha lavra uma
opinião: o fracasso da emancipação da classe trabalhadora como representação do
Universal legou à esquerda uma confusa racionalidade populista. Assim, as “conquistas
populares” mantiveram-se como forma de justificar toda prática política. A ascensão do Partido dos Trabalhadores ao Governo,
por efeito do desencanto neoliberal, trouxe todos os ingredientes que fazem o
episódio de 1989, na prefeitura de São Paulo, parecer inocente. Um pecado menor,
mas que continha em si o germe de sua posterior manifestação exuberante.
O professor de ética e filosofia Renato Janine Ribeiro não é apenas uma
escolha “técnica”, mas a possibilidade concreta se reatar os laços com o debate
filosófico e ético na política. O simples fato de alguém com essa capacidade de
análise política ter aceitado o cargo nos faz crer que há vida no governo
Dilma.
Que o erro político de consequências éticas do Partido dos Trabalhadores,
previsto pelo filósofo, não devore a possibilidade de experimentarmos os
efeitos de sua filosofia e de sua ética na gestão da educação brasileira!
Um comentário:
Muito pertinente tua remissão ao artigo de 1990: as ideias de Janine são muito bem articuladas, e a chegada dele ao Ministério dá mais munição para o Governo lembrar sempre que estará aberto às críticas.
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